SustentOPORTUNIDADE

03 de Dezembro de 2011 às 09:55
por Sérgio Xavier

Zoom
Capa do livro Expoidea - A feira do Futuro

Reinventar a civilização em bases sustentáveis é o desafio do Século 21. Criar uma nova economia, revertendo democraticamente megaprocessos de degradação da vida no planeta Terra, requer ecoideias, novas atitudes e tecnologias inovadoras. As soluções para evitar o colapso ambiental exigem esforços, mas também geram infinitas oportunidades.

Sérgio Xavier - Texto publicado no Livro “Expoidea – A feira do Futuro"

 
Para superar a velha economia, baseada no uso descontrolado de recursos naturais, na demanda crescente de energia e na explosiva geração de lixos e poluições, é fundamental investir em inovação tecnológica, educação e políticas públicas participativas.


Ultrapassando os limites suportáveis dos recursos naturais e criando situações de riscos, o crescimento econômico por si só já não representa melhoria do bem estar social. A base natural que sustenta a vida está em situação crítica. Em Pernambuco restam 52% da Caatinga, menos de 50% dos Mangues, cerca de 2% de Mata Atlântica e 0% de rios limpos. Não adianta elevar renda e consumo se continuarmos perdendo progressivamente qualidade e expectativa de vida.


O velho modelo de crescimento a qualquer custo, com foco apenas em indicadores econômicos, com pensamento “OU”, excludente (OU Pessoas, OU Ambiente, OU Futuro, OU Ética) precisa ser substituído por um novo, que valorize a vida em todas as suas formas e que seja includente, considerando simultaneamente: Pessoas + Ambiente (Biodiversidade) + Economia + Ética, reduzindo desigualdades e respeitando futuras gerações (priorizando o pensamento “E”).


Criar um modelo de desenvolvimento sustentável exige mudanças culturais, acesso a conhecimentos, financiamento à inovação e, sobretudo, compromisso com equidade social nas relações de consumo. Por outro lado, o caminho para a sustentabilidade abre infinitas oportunidades, em múltiplas áreas. Cada problema provoca reflexões e multiplica possibilidades criativas na busca de soluções em cadeias produtivas.


O ecodesenvolvimento requer uma base tecnológica caracterizada por baixa emissão de carbono (para evitar aquecimento global), racionalização energética, reciclagem de resíduos e uso de matérias primas obtidas em processos naturalmente equilibrados. Planejamento, educação, capacitação profissional, comunicação e pesquisa continuada são os pontos de partida.


Para viabilizar transformações consistentes, as estruturas e os processos educacionais e profissionalizantes devem se orientar por conceitos arrojados e visão antecipatória do futuro. Em vez de estar a reboque do mercado e do modelo econômico convencional, a ciência, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a educação devem estar adiante, influenciando e construindo futuros desejáveis: socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente equilibrados.


Prospectar e interligar conhecimentos, criar ambientes de intercâmbio criativo e consolidar redes colaborativas são ações fundamentais para a construção de novas formas de viver, conviver e buscar a felicidade, para gerações atuais e vindouras. A Expoidea agregou estas múltiplas dimensões e mostrou que Pernambuco pode se transformar no Estado da inovação colaborativa e sustentável, focando nas oportunidades da emergente economia ecológica.

O estado precisa se antecipar e aproveitar as oportunidades dos novos mercados verdes, em ascensão no planeta. Energias renováveis (cadeia da geração solar, eólica e da biomassa), carros elétricos, indústria criativa, turismo ecológico, produtos virtuais, redes digitais, eletrônica orgânica (novos circuitos de carbono), cadeia produtiva ciclística (bicicletas e ciclovias), redes colaborativas de gestão de conhecimento, mercado da racionalização do uso da água, indústria reversa (reciclagem integrada), tecnologias de baixa emissão de carbono, biotecnologia, agricultura orgânica, planejamento urbano verde, Ecodesign e arquitetura sustentável, são alguns exemplos das promissoras opções de investimento, onde Pernambuco tem potencialidade para liderar.

Pernambuco tem um enorme potencial para se transformar em um pólo internacional de inovações sustentáveis. Reúne centros de pesquisa de referência em diversos setores, tem uma economia crescente, vocações diversificadas, uma localização geográfica privilegiada e possui recursos naturais que ainda podem ser recuperados, preservados e explorados de forma sustentável. Além disso, tem a cultura e o turismo como forças econômicas que dependem de ambiente preservado para evoluírem.


Reduzir a desigualdade e proteger os recursos naturais é a chave para viabilizar um desenvolvimento equilibrado. O aumento de renda de populações pobres possibilita ampliar o consumo e manter o dinamismo da economia. A redução de desperdícios, a reciclagem, o uso de tecnologias de baixa demanda energética e de baixo impacto ambiental, combinados com a gestão permanente dos recursos renováveis, possibilitará prolongar a vida humana na Terra e melhorar coletivamente a sua qualidade.


Tudo isso ocorrendo simultanemanente promove um novo ciclo econômico, gerando novos perfis de emprego e renda, realimentando processos seguros e evolutivos de desenvolvimento.


O principal eixo da nova Economia Sustentável deve ser o investimento em atividades geradoras de empregos verdes, em larga escala, envolvendo profissionais de ponta e também parcelas pouco qualificadas da população. Transformar desperdício em renda, a partir de inovação nos processos, é o caminho para multiplicar empregos, sem grandes investimentos. Isso é possível, por exemplo fazendo um "Upsizing" das grandes cadeias produtivas (ampliando postos de trabalho, reformulando a matriz energética, recuperando recursos degradados e reduzindo a poluição - simultaneamente, num processo econômico "ganha-ganha").


Expoidea - A feira do futuro, despontou em boa hora, mostrando que os novos horizontes sustentáveis, estão se abrindo a partir de mentes instigadas e organizações cocriativas, atuando em rede.

Texto publicado no Livro “Expoidea – A feira do Futuro – Um mundo de idéias para construir uma idéia melhor de mundo. Organizador - Rogério Robalinho. Expoidea, 2011.

 

 VIDEO EXPOIDEA

Video Expoidea - A Feira do Futuro

 

LINK PARA VIDEO DO EXPOIDEIA 

http://vimeo.com/couchmode/expoidea/videos/sort:newest/25737447

LINK PARA REVISTA EXPOIDEA

http://issuu.com/expoideafeiradofuturo/docs/revista_expoidea_2010

Comentar









imagem_form

Imagens

    Ver imagens Ver imagens Ver imagens
Ver Mais

Últimos Clips

AchaNotícias

Eleições 2010

Sérgio Xavier no Twitter

Newsletter

Receba nossas novidades por email





Indique

Indique o blog para um amigo





Categorias

Arquivo